publicado hoje às 17:00
Motorista abandonou o veículo após a colisão. Área foi isolada por causa dos cabos energizados, e a PM apreendeu o automóvel. Um carro bateu em um poste na noite de quinta-feira (25), na Rua Sergipe, na área urbana de Rosário do Ivaí. O motorista abandonou o veículo antes da chegada da Polícia Militar. O impacto […] O post Carro bate em poste e deixa rede elétrica danificada em Rosário do Ivaí apareceu primeiro em Ivan Maldonado Online.
publicado hoje às 16:19
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Ronaldo Senes (@blogdoberimbau) A educação de Borrazópolis viveu mais um momento de orgulho nesta sexta-feira, 26 de junho. A equipe de reportagem do Blog do Berimbau acompanhou uma cerimônia especial na Escola Municipal Júlia Ferezim Begali, marcada pela afixação do quadro que registra uma importante conquista da instituição: o reconhecimento estadual com o Prêmio Alfabetiza Juntos – Escola Diamante. A homenagem foi realizada no pátio da escola com a presença do prefeito, equipe pedagógica, professores e servidores, celebrando um feito que coloca a Escola Júlia Ferezim Begali em posição de destaque. A unidade foi a única escola do município de Borrazópolis a conquistar esse importante reconhecimento, resultado do excelente desempenho na alfabetização dos estudantes. A premiação foi entregue no último dia 15 de junho, em Curitiba, dentro do Programa Educa Juntos, iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, que reconhece as escolas municipais com os melhores índices de alfabetização, avaliados pelo IDE-Alfa da Prova Paraná Mais. Foram a capital para receber, a diretora, Luciana Tauche, e a Secretária de Educação, Cleide Michelin, juntamente com a equipe do Núcleo Regional de Apucarana. Como reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido, a escola recebeu do Governo do Estado 30 Chromebooks e 30 headsets, equipamentos que irão fortalecer ainda mais o processo de ensino e aprendizagem, ampliando as oportunidades de inovação tecnológica em sala de aula. O prefeito Adilson Lucchetti destacou que a conquista é fruto do comprometimento de todos que fazem parte da escola. Segundo ele, o resultado demonstra a dedicação da direção, dos professores, da equipe pedagógica e de todos os servidores que trabalham diariamente em favor da educação. A diretora Luciana agradeceu a confiança depositada na equipe escolar e fez questão de dividir o mérito da conquista com todos os profissionais da instituição e também com as famílias dos alunos. Ela ressaltou que os pais exercem um papel fundamental ao incentivar os filhos e caminhar ao lado da escola na construção de uma educação de qualidade. Em nota divulgada pela Secretária Municipal de Educação, Cleide, a Secretaria parabenizou todos os professores e a equipe pedagógica da Escola Municipal Júlia Ferezim Begali pela conquista do Prêmio Alfabetiza Juntos – Escola Diamante no Paraná. A mensagem destaca que o reconhecimento é resultado de compromisso, dedicação, amor pela educação e do trabalho coletivo em prol da aprendizagem dos estudantes, agradecendo a todos que contribuíram para essa história de sucesso. Mais do que um prêmio, a conquista representa o reconhecimento de um trabalho sério, planejado e realizado com dedicação ao longo dos anos. Ela evidencia que o investimento na educação pública, aliado ao compromisso dos profissionais e ao envolvimento das famílias, produz resultados concretos e transforma vidas. No link de vídeo, mais informações. Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Roni Miranda (@roni.miranda) The post BORRAZÓPOLIS – Escola Júlia Ferezim Begali conquista o reconhecimento de “Escola Diamante” appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 16:00
Na terça-feira, 23 de junho, foi realizado na sala de reuniões do Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Godoy Moreira o congresso técnico da 12ª Supercopa de Futebol Suíço 2026. O encontro contou com a presença do prefeito Primis de Oliveira, dirigentes, atletas e torcedores, que acompanharam a definição da fórmula de disputa da competição. Neste ano, a Supercopa terá a participação de 16 equipes, divididas em duas chaves. A Chave A é composta por Auto Posto Godoy, Oito de Abril, Juventude, Som de VIP, Ermanos, Galera do Fusquinha, Selecionados e Original. Já a Chave B reúne São Marcos, Obra/Fusca FC, Os Travados, Santa Luzia/Central, Barcelona FC, Picheli Multi Casa, Santa Terezinha e Porto Gaúcho. Na primeira fase, as equipes jogarão entre si dentro de suas respectivas chaves, classificando-se as seis melhores de cada grupo. Na segunda fase, os confrontos serão entre equipes da Chave A contra as da Chave B, avançando os melhores colocados para a terceira fase da competição. Também ficou definido que a 12ª Supercopa terá início no dia 12 de julho. As partidas serão disputadas nos campos do Complexo Esportivo, Porto Gaúcho, Bananeira e Ferradura, com jogos aos sábados, domingos, feriados e também durante a semana, no período noturno. A competição será totalmente gratuita para as equipes participantes e deverá reunir mais de 280 atletas. O evento conta com apoio da Prefeitura de Godoy Moreira, da Câmara de Vereadores e tem supervisão e organização do Departamento Municipal de Esporte e Lazer. The post GODOY MOREIRA – Congresso técnico define formato da 12ª Supercopa de Futebol Suíço 2026 appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 15:38
Apucarana se prepara para realizar uma das maiores exposições do segmento agropecuário educacional do Paraná. O lançamento oficial da edição deste ano da Expoagri ocorreu na noite de quinta-feira, no Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas. Com uma programação diversificada que reúne conhecimento, projetos estudantis, tecnologia, inovação, atrações culturais e entretenimento, o evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto. O prefeito Rodolfo Mota ressaltou que, entre os 32 colégios agrícolas existentes no Paraná, a Expoagri de Apucarana se destaca como uma das melhores exposições do gênero no estado. “Apucarana e toda a região são privilegiados por contar com um evento dessa dimensão, capaz de fortalecer o agronegócio, a educação e o desenvolvimento regional”, enfatizou. Rodolfo Mota afirmou ainda que, desde as primeiras reuniões com a direção do Colégio Agrícola, ficou estabelecida a meta de superar a edição anterior em público, organização e atrações. “O nosso desafio é subir a régua e vamos fazer isso juntos, fortalecendo ainda mais a posição da Expoagri entre os maiores eventos do segmento no Paraná”, reiterou. Ao destacar a força das parcerias em todas as frentes da gestão pública, Rodolfo Mota citou o trabalho conjunto com os deputados estaduais Delegado Jacovós e Do Carmo para viabilizar cinco novas máquinas, no valor de R$ 3,6 milhões, destinadas ao atendimento da área rural do município. Mota ainda citou dois projetos inéditos de pavimentação rural em parceria com o Governo do Estado: o recapeamento da Estrada Bela, com investimento de R$ 5 milhões, e a pavimentação em concreto da Estrada Correia de Freitas /São Pedro do Taquara, com R$ 17 milhões. “São mais de R$ 22 milhões aplicados nas primeiras estradas rurais asfaltadas da história de Apucarana”, salientou. A diretora-geral do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, Rosi Pimenta, destacou que o lançamento marca o início oficial dos preparativos e das parcerias que vão moldar o evento. “Hoje é o pontapé inicial para que a nossa Expoagri lá em agosto seja um sucesso”, afirmou. Rosi Pimenta explicou que a exposição desempenha um papel fundamental ao conectar o aprendizado teórico à prática do mercado. “A Expoagri reúne em torno de 50 projetos desenvolvidos pelos estudantes em parceria com grandes empresas do agronegócio. Os alunos já sabem os projetos que vão desenvolver e começaram a trabalhar neles”, mencionou. O chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Cristovon Videira Ripol, afirmou que conhece os principais eventos agropecuários do Paraná e classificou a Expoagri de Apucarana como um dos melhores do Estado. “Eu posso dizer que é um dos melhores eventos do Paraná no setor de agricultura. É um evento que leva tecnologia e inovação para os agricultores, que conseguem aumentar a produtividade e gerar renda, contribuindo para a fixação das famílias no campo”, pontuou. O lançamento da Expoagri aconteceu no salão nobre do Colégio Agrícola e reuniu autoridades, representantes do setor produtivo e parceiros da iniciativa. Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Danylo Acioli, os vereadores Moisés Tavares, Gabriel Caldeira, Guilherme Livote e Odarlone Orente. Também estiveram presentes Patrícia Marchi, representando o Núcleo Regional de Educação, secretários municipais, empresários do agronegócio e expositores que apresentarão máquinas, serviços e novas tecnologias durante a feira. The post Apucarana lança a Expoagri 2026 e prepara uma das maiores feiras agropecuárias educacionais do Paraná appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 15:12
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Ronaldo Senes (@blogdoberimbau) A equipe de reportagem do Blog do Berimbau recebeu novos detalhes sobre o grave acidente registrado no fim da tarde de quinta-feira, 25 de junho, na Rua Manoel Ribas, sentido Parque de Exposições, em Ivaiporã. Conforme o registro do Corpo de Bombeiros, a colisão aconteceu por volta das 18h e envolveu uma motocicleta Honda NXR 160 Bros ESDD, de cor vermelha, e um Fiat Palio ELX Flex, de cor preta. Na motocicleta estavam Ivan G., de 45 anos, e sua filha, uma adolescente de 17 anos, que seguia na garupa. Segundo informações obtidas pela reportagem, o automóvel teria atingido a traseira da motocicleta. Com o impacto, a jovem foi arremessada para o alto, caiu sobre o carro e sofreu ferimentos graves, principalmente na região do rosto. Ela recebeu atendimento das equipes de socorro e foi encaminhada para atendimento médico. Já o pai sofreu apenas ferimentos leves. O motorista do Fiat Palio, identificado pelas iniciais T.C., de 39 anos, não sofreu ferimentos. Segundo informações extraoficiais repassadas pela defesa da adolescente, o condutor do automóvel apresentava sinais de embriaguez. Ele foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou ingestão de bebida alcoólica. Como o resultado ficou abaixo do limite previsto para configuração de crime de trânsito, ele não foi preso, porém teria sido autuado administrativamente pela infração de dirigir após o consumo de álcool. Familiares da adolescente afirmam ainda que o veículo trafegava em alta velocidade no momento da colisão. Imagens às quais o Blog do Berimbau teve acesso mostram, aparentemente, uma lata de cerveja no porta-copos do automóvel. A existência do objeto, no entanto, por si só não comprova eventual consumo de bebida alcoólica pelo motorista no momento do acidente. Nossa reportagem tenta contato com o motorista do carro para ouvir sua versão. The post IVAIPORÃ – Novas informações apontam suspeita de embriaguez em grave acidente que deixou adolescente ferida appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 15:02
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com dois Processos Seletivos Simplificados abertos para contratação temporária de profissionais que atuarão nas próximas operações censitárias do Instituto. Somados, os editais oferecem 606 vagas no Paraná, destinadas a candidatos de níveis médio e superior. As oportunidades estão distribuídas entre o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026, voltado à contratação de profissionais para o 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, e o Processo Seletivo Simplificado nº 02/2026, destinado ao reforço das equipes que atuarão no Censo Agropecuário e também no Censo da População em Situação de Rua. 546 vagas em todas as regiões do Paraná O Edital nº 01/2026 oferece 546 vagas de nível médio, distribuídas em 55 postos censitários localizados em todas as regiões do estado. As oportunidades são para cinco funções: Agente Censitário Supervisor (ACS), Agente Censitário de Informática (ACI), Agente Censitário Administrativo (ACA), Agente Censitário Regional (ACR) e Agente Operacional Regional (AOR). A maior oferta é para Agente Censitário Supervisor, com 312 vagas, seguida por Agente Censitário de Informática (63), Agente Censitário Administrativo (61), Agente Operacional Regional (55) e Agente Censitário Regional (55). As inscrições permanecem abertas até 1º de julho, exclusivamente pela internet, no portal do IBFC. A taxa de inscrição é de R$ 53,00. A remuneração mensal varia de R$ 2.128,00 a R$ 4.008,00, conforme a função, além de auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar (quando aplicável), férias e 13º salário proporcionais. Município Total Vagas Apucarana 11 Arapongas 10 Assis Chateaubriand 10 Barracão 6 Campina da Lagoa 10 Campo Largo 16 Campo Mourão 10 Candói 9 Capanema 9 Carlópolis 8 Cascavel 13 Cianorte 10 Colombo 7 Colorado 8 Cornélio Procópio 10 Coronel Vivida 11 Curitiba 14 Dois Vizinhos 8 Douradina 7 Engenheiro Beltrão 6 Foz do Iguaçu 11 Francisco Beltrão 10 Goioerê 7 Guarapuava 11 Ibaiti 9 Iporã 9 Irati 10 Ivaiporã 11 Jaguariaíva 14 Laranjeiras do Sul 10 Londrina 12 Mallet 7 Marechal Cândido Rondon 11 Maringá 11 Nova Londrina 6 Paranavaí 12 Pato Branco 12 Pinhais 6 Pitanga 11 Ponta Grossa 19 Prudentópolis 10 Quedas do Iguaçu 9 Realeza 8 Rio Negro 10 Santa Cruz de Monte Castelo 7 Santa Helena 8 Santa Maria do Oeste 9 Santo Antônio da Platina 9 São José dos Pinhais 9 São Mateus do Sul 9 Telêmaco Borba 9 Tibagi 8 Toledo 12 Três Barras do Paraná 7 Umuarama 10 União da Vitória 10 TOTAL 546 Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – Processo Seletivo Simplificado, Edital nº 01/2026 The post IBGE abre dois processos seletivos com 606 vagas temporárias no Paraná appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 15:01
O Colégio Estadual José de Anchieta, de Borrazópolis, realizará nesta terça-feira (30 de junho) uma reunião com pais e responsáveis pelos estudantes. O encontro terá início às 19h, nas dependências do colégio. A reunião faz parte da parceria entre família e escola, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar e tratar de assuntos importantes […] O post BORRAZÓPOLIS: Colégio José de Anchieta realiza reunião com pais e responsáveis nesta terça-feira apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 14:45
Neste domingo (28), Faxinal realiza a 5ª Caminhada do Monge, um evento que reúne esporte, turismo, história, cultura e solidariedade em um percurso de integração com a natureza. A caminhada tem como proposta proporcionar aos participantes uma experiência de contato com as belezas naturais do município, promovendo o bem-estar físico e mental, além de valorizar os […] O post FAXINAL: 5ª Caminhada do Monge acontece nesse domingo (28) apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 14:27
A convite do juiz da Comarca de Ivaiporã, César Augusto Consalter, 17 acadêmicos do curso de Direito da Fatec Ivaiporã conheceram a rotina do Poder Judiciário e acompanharam uma sessão do Tribunal do Júri que julgou um processo de homicídio, nesta sexta-feira, dia 26 de junho. A visita foi organizada pela coordenadora do curso de Direito, Pollyana Ferreti, que proporcionou aos acadêmicos uma experiência além da sala de aula. Inicialmente, a visita foi planejada para os acadêmicos do 1º período. Com o interesse dos demais foi ampliada a outras turmas. Antes do início da sessão, o juiz César Augusto Consalter recebeu o grupo no plenário do Tribunal do Júri e apresentou as principais etapas do procedimento – desde a investigação policial à votação realizada pelos jurados. Também explicou a função de cada profissional envolvido no julgamento e informou que o Tribunal do Júri é um dos momentos mais ricos para quem está iniciando a formação jurídica. Visão completaSegundo o magistrado, acompanhar uma sessão permite que os acadêmicos entendam como atuam o juiz, Ministério Público, defesa, servidores e os jurados – além de facilitar a identificação com a área em que desejam atuar. “O Tribunal do Júri oferece uma visão muito completa da prática jurídica. É uma oportunidade para que o acadêmico compreenda o papel de cada profissional e descubra a carreira com a qual mais se identifica”, afirmou. Para Gabriel Rossi, acadêmico do 3º período, a visita representa uma oportunidade de aproximar a teoria da realidade do processo judicial. “É mais fácil entender os ritos do júri, como acontece a escolha dos jurados, a atuação de cada profissional e a condução da sessão. É uma experiência que agrega muito à formação”, garantiu.Entre os participantes estava também o acadêmico Matias Souza, que pretende seguir a carreira da magistratura. “Assistir ao júri ajuda a entender como funciona e confirma o caminho que quero seguir na área do Direito”, disse. Conforme Pollyana Ferreti faz parte da proposta do curso de Direito. “Quanto mais cedo os acadêmicos vivenciam a prática, mais segurança desenvolvem no exercício do Direito”, concluiu.Lúcia Lima – jornalista The post Acadêmicos de Direito da Fatec Ivaiporã acompanham Tribunal do Júri a convite do juiz César Consalter appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 14:26
A Prefeitura de Apucarana decretou ponto facultativo na segunda-feira (29/06), em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026. Oficializada por meio do Decreto nº 200/2026, a medida estabelece expediente das 8 às 13 horas nos órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, sem prejuízo dos serviços essenciais. Durante a […] O post APUCARANA: Prefeitura decreta ponto facultativo a partir das 13 horas na segunda-feira apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 14:25
A convite do juiz da Comarca de Ivaiporã, César Augusto Consalter, 17 acadêmicos do curso de Direito da Fatec Ivaiporã conheceram a rotina do Poder Judiciário e acompanharam uma sessão do Tribunal do Júri que julgou um processo de homicídio, nesta sexta-feira, dia 26 de junho. A visita foi organizada pela coordenadora do curso de […] O post Acadêmicos de Direito da Fatec Ivaiporã acompanham Tribunal do Júri a convite do juiz César Consalter apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 14:14
Espaço foi inaugurado na quinta-feira (25) na sede da Acef com o objetivo de fortalecer e incentivar os pequenos negócios do município Faxinal, no Centro-Norte do Estado, é o mais novo município a contar com um Ponto Atendimento ao Empreendedor (PA). A inauguração ocorreu na tarde de quinta-feira (25) na sede da Associação Comercial e […] O post Faxinal ganha Ponto de Atendimento ao Empreendedor apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 14:06
A última rodada da fase de grupos da Copa foi marcada por vitórias que garantiram vagas no mata-mata. Equador ganhou da Alemanha e conseguiu avançar para a próxima fase, assim como a Costa do Marfim, que pela primeira vez irá para o mata-mata da Copa do Mundo, depois de vencer Curaçao. Equador 2 x 1 […] O post Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira (25) da Copa apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 14:05
A Prefeitura de Borrazópolis, por meio da administração do prefeito Adilson Lucchetti (Didi), realizou nos últimos dias a entrega dos novos uniformes escolares para os estudantes da rede municipal de ensino. Ao todo, cerca de 650 alunos foram beneficiados com a iniciativa, que contemplou as escolas municipais. Segundo a prefeitura, foram distribuídas aproximadamente 4 mil peças de uniforme, garantindo que cada estudante recebesse um kit completo com seis peças, incluindo duas calças, duas blusas e camiseta, conforme o modelo destinado a meninos e meninas. Além de padronizar o vestuário dos estudantes, a entrega dos uniformes proporciona mais segurança no ambiente escolar, facilitando a identificação dos alunos dentro das unidades de ensino. A iniciativa também representa uma importante economia para as famílias, que deixam de arcar com a compra dessas roupas e podem direcionar os recursos para outras necessidades. O prefeito Adilson Lucchetti, o Didi, agradeceu o empenho de toda a equipe da administração municipal, o apoio da Câmara de Vereadores, o trabalho dos professores, demais servidores da educação e a confiança depositada pelos pais na educação do município. A administração municipal destacou que o investimento reforça o compromisso com a educação, oferecendo mais conforto, igualdade e melhores condições para que os alunos desenvolvam suas atividades escolares. The post Prefeitura de Borrazópolis entrega cerca de 4 mil peças de uniformes para alunos da rede municipal appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 13:47
A Polícia Civil de Faxinal, por meio da equipe do Setor de Vigilância e Captura, prendeu na manhã desta sexta-feira (26 de junho), por volta das 9h, um homem de 36 anos que estava evadido do Sistema Penitenciário. A prisão ocorreu em uma residência localizada na Rua Ana Neri, no centro de Faxinal. No local, os policiais localizaram e capturaram E.H.K., que possuía mandado em razão da condição de foragido. Segundo o delegado Dr. Ricardo Mendes, após a prisão, o detido foi encaminhado à carceragem da Cadeia Pública de Faxinal, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. Ainda conforme o delegado, o homem possui extensa ficha criminal, com condenações pelos crimes de roubo, furto e tráfico de drogas. The post FAXINAL – Polícia Civil captura foragido do sistema penitenciário appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 13:43
O deputado estadual Arilson Chiorato, líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná e presidente estadual do PT, criticou o reajuste de 20,51% na tarifa de energia elétrica, anunciado nesta semana, e voltou a defender a reestatização da Copel. Segundo o parlamentar, o aumento já era uma consequência prevista da privatização da companhia. “Desde quando o Governo Ratinho Junior anunciou a intenção de privatizar a Copel, alertávamos que um dos efeitos seria o aumento na conta de luz e a precarização dos serviços. Esse acréscimo é vergonhoso”, afirmou. Arilson argumenta que os custos de geração de energia não justificam o reajuste e cita relatórios da própria empresa que, segundo ele, apontam redução aproximada de 1% no custo de produção no último ano, enquanto a tarifa teve aumento superior a 20%. O deputado também destaca que a Copel registrou lucro líquido de R$ 694 milhões no primeiro trimestre deste ano e aprovou, em dezembro de 2025, a distribuição de R$ 1,35 bilhão em dividendos aos acionistas. O parlamentar afirma ainda que tem recebido reclamações sobre a qualidade dos serviços prestados pela companhia, citando interrupções no fornecimento de energia, demora no restabelecimento e falhas na manutenção da rede elétrica. Como exemplo, mencionou o caso de Tupãssi, no oeste do Estado, onde uma interrupção no fornecimento de energia resultou na morte de aproximadamente 1,1 milhão de peixes em uma propriedade. Diante desse cenário, Arilson voltou a defender a campanha “É Nossa Energia: Copel dos Paranaenses”, que busca reunir assinaturas para apresentar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular visando à reestatização da companhia. Na avaliação do deputado, o aumento na conta de energia representa um impacto direto para famílias, produtores rurais, comerciantes, hospitais e empresas paranaenses, reforçando a necessidade de rediscutir o modelo de gestão da empresa. The post PARANÁ – Deputado Arilson critica reajuste de 20% na conta de luz e defende reestatização da Copel appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 13:36
A Prefeitura de Borrazópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promove nesta sexta-feira, 26 de junho, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro será realizado a partir das 13h30, no Salão da Terceira Idade, reunindo representantes do poder público, profissionais da rede de atendimento, entidades e a comunidade para discutir propostas voltadas à promoção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e a Democracia Participativa”, a conferência será um importante espaço de diálogo, avaliação e construção de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento da rede de proteção no município. A organização convida toda a comunidade a participar, reforçando que o envolvimento da população é essencial para a construção de um futuro com mais oportunidades, proteção e cidadania para crianças e adolescentes. Afinal, participar é garantir direitos e construir um futuro melhor. The post BORRAZÓPOLIS – Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece nesta sexta-feira appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 13:32
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou em 5,6%. O resultado é o menor para o período em toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012. A taxa representa também redução em relação ao trimestre móvel anterior (dezembro, janeiro e fevereiro), quando estava em […] O post Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 13:29
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) enviou nesta quinta-feira (25) dez bombeiros militares, dois cães de busca e cerca de 4 toneladas de equipamentos para integrar a missão brasileira de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) na Venezuela, país atingido por um terremoto severo na quarta-feira (24). A equipe paranaense faz parte […] O post Bombeiros do Paraná embarcam para missão de busca e resgate na Venezuela após terremoto apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 13:25
Depois de dois dias seguidos de recordes de frio em pelo menos 30 cidades paranaenses, as temperaturas nesta sexta-feira (26) ficaram um pouco mais amenas no Paraná. Com a massa de ar polar e seco perdendo força, a chuva retorna aos poucos ao estado, atingindo de forma isolada o Noroeste e o Norte nesta sexta, […] O post Chuva volta ao Paraná a partir do fim de semana, prevê o Simepar apareceu primeiro em Nova Era News.