O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai ampliar a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). A regra, publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União, servirá para confirmar a concessão do benefício. A diretriz determina a exigência do […] O post INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios apareceu primeiro em Nova Era News.
O Festival de Inverno segue movimentando Apucarana com uma programação gratuita para toda a família. Entre os dias 24 e 26 de junho, o Espaço das Feiras recebe um arraiá junino, sempre a partir das 18 horas, com gastronomia típica, música ao vivo, feira de antiguidades, brechós, aulões de dança e a transmissão do jogo […] O post Festival de Inverno movimenta Apucarana com telão da seleção brasileira, arraiá junino e Capivara Fest apareceu primeiro em Nova Era News.
O Espaço das Feiras recebe na próxima terça-feira (30/06), das 9 às 16 horas, a 2ª Mostra Vivências da Primeira Infância. Com o lema “Explorar, Brincar e Encantar”, a edição deste ano terá como tema “Criar, pensar e resolver: primeiros desafios da robótica”, apresentando à comunidade as experiências pedagógicas desenvolvidas com crianças de zero a […] O post APUCARANA: CMEI’s promovem mostra de trabalhos pedagógicos com foco na robótica apareceu primeiro em Nova Era News.
A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Polícia de Jandaia do Sul, concluiu a investigação sobre um furto registrado na Secretaria Paroquial de Marumbi durante a madrugada do dia 19 de junho de 2026. Segundo as apurações, o autor invadiu o imóvel após arrombar uma janela com o uso de uma barra de ferro. Depois de acessar o interior do prédio, ele furtou um aparelho celular pertencente à instituição religiosa. A identificação do suspeito foi possível graças à análise das imagens do sistema de monitoramento, ao levantamento fotográfico realizado no local e a outras diligências conduzidas pela equipe policial. Com a conclusão do inquérito, o investigado foi indiciado pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo, conforme prevê o artigo 155, parágrafo 4º, inciso I, do Código Penal. Os autos já foram encaminhados ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, que darão sequência às providências legais cabíveis. The post MARUMBI – Polícia Civil conclui investigação de furto em secretaria paroquial appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
A Câmara Municipal realizou na noite desta segunda-feira (22), a Sessão Solene de Posse do Parlamento Jovem 2026, projeto desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com o Colégio Estadual Rui Barbosa. A iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes da política, da cidadania e do funcionamento dos poderes públicos, incentivando a participação democrática desde a juventude. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Ditão Pupio, do Vice-Prefeito Inei Heckert, da Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Adriana Jaime, vereadores, autoridades, familiares, professores e convidados. Também participaram da solenidade a diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, Edilaine de Lima, as professoras Aparecida Macedo e Zenaide Lopes Camargo de Oliveira, que representou a professora Alessandra de Oliveira durante a cerimônia. Durante a sessão, tomaram posse os vereadores jovens eleitos para a legislatura de 2026: Na mesma solenidade, o estudante Gabriel Leandro Likes Penteado foi eleito Presidente da Câmara Jovem para o mandato de 2026. Vitor Kaleb da Silva foi eleito Vice-Presidente. Jonnathan Simião dos Reis foi eleito 1º Secretário. Thabata Leandro Likes Penteado foi eleita 2ª Secretária. Em seu pronunciamento, a presidente da Câmara Municipal, Adriana Jaime, destacou a importância da participação dos jovens na construção de uma sociedade mais democrática e consciente. “Que essa posse seja o primeiro passo de uma jornada linda, não tenham medo de olhar adiante e cheios de esperança, porque é assim que se constrói uma sociedade mais justa e humana. Aprendam a ouvir, a debater e a defender o que vocês acreditam. Aproveitem esse tempo, usem essa frase: ‘Eu tenho uma ideia’”, afirmou a presidente. O prefeito municipal, Ditão Pupio, também deixou sua mensagem aos estudantes empossados, destacando a importância do projeto: “É uma alegria ver nossos jovens participando ativamente da vida pública. O Parlamento Jovem é uma experiência única de aprendizado, que fortalece valores como cidadania, responsabilidade e respeito à democracia. Tenho certeza de que essa vivência fará diferença na formação de cada um de vocês e no futuro do nosso município”, destacou o prefeito. Com a posse dos vereadores jovens, tem início mais uma etapa do Programa Parlamento Jovem em Jandaia do Sul. Ao longo dos próximos meses, os estudantes participarão de atividades de formação e vivências legislativas, ampliando seus conhecimentos sobre cidadania, democracia e políticas públicas. A iniciativa reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral, da comunidade escolar e do Poder Legislativo Municipal com a formação de cidadãos conscientes e participativos. The post Câmara Municipal de Jandaia do Sul realiza Sessão Solene de Posse do Parlamento Jovem do Colégio Estadual Rui Barbosa appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
O Espaço das Feiras recebe na próxima terça-feira (30/06), das 9 às 16 horas, a 2ª Mostra Vivências da Primeira Infância. Com o lema “Explorar, Brincar e Encantar”, a edição deste ano terá como tema “Criar, pensar e resolver: primeiros desafios da robótica”, apresentando à comunidade as experiências pedagógicas desenvolvidas com crianças de zero a três anos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Apucarana. O prefeito Rodolfo Mota destaca que a iniciativa aproxima as famílias do cotidiano escolar e evidencia o compromisso do município com uma educação pública inovadora desde os primeiros anos de vida. “No ano passado, a mostra apresentou trabalhos nas áreas de Alimentação Saudável, Natureza e Meio Ambiente, Estações do Ano, Família, Mundo dos Animais e Meios de Transporte. Neste ano, o tema escolhido é a robótica, com atividades desenvolvidas para estimular o raciocínio lógico e o pensamento computacional de forma lúdica, significativa e adequada à primeira infância”, afirma. Coordenada pela Autarquia Municipal de Educação (AME), a mostra reúne projetos elaborados pelos CMEI’s ao longo do ano letivo, evidenciando práticas pedagógicas que valorizam a experimentação, a criatividade, as descobertas e o protagonismo infantil no processo de aprendizagem. A secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, explica que o ensino da robótica na Educação Infantil é organizado por meio de subtemas que incentivam experiências investigativas, exploração sensorial, resolução de desafios, interação e construção do conhecimento por meio do brincar. “A proposta é proporcionar vivências que despertem a curiosidade, estimulem o pensamento e favoreçam o desenvolvimento integral das crianças, sempre respeitando as características de cada faixa etária”, ressalta. Segundo a secretária, a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com uma educação integral, humanizada e de qualidade, alinhada ao Currículo de Apucarana e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A mostra é aberta à população e representa uma oportunidade de valorizar o trabalho dos nossos professores e permitir que as famílias conheçam de perto o aprendizado, o cuidado e o encantamento que fazem parte da rotina dos CMEI’s”, convida professora Ana Paula. The post CMEI’s de Apucarana promovem mostra de trabalhos pedagógicos com foco na robótica appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
Um grupo de turistas viveu momentos de tensão durante uma trilha em uma montanha na região de Antigua, no sul da Guatemala. Enquanto exploravam a área próxima ao Vulcão de Fuego, um dos mais ativos da América Central, eles foram surpreendidos por uma forte erupção que lançou cinzas, lava e fragmentos de rochas incandescentes. As […] O post MUNDO: Turistas escapam por pouco após erupção do Vulcão de Fuego na Guatemala apareceu primeiro em Nova Era News.
O médico veterinário Alexandre Augusto Sales está ampliando os atendimentos clínicos e serviços veterinários em diversos municípios do Vale do Ivaí, oferecendo mais comodidade e segurança para tutores e animais por meio do atendimento a domicílio. Com atuação em Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cruzmaltina e Borrazópolis, o profissional realiza atendimento clínico veterinário, vacinação de cães e gatos e também vermifugação. Segundo Alexandre, o objetivo é proporcionar mais conforto aos pets e praticidade às famílias, especialmente para animais idosos, filhotes ou que sofrem com ansiedade durante deslocamentos. O atendimento domiciliar permite que cães e gatos recebam cuidados no ambiente familiar, reduzindo o estresse e garantindo mais tranquilidade durante consultas, vacinas e procedimentos preventivos. Além do atendimento durante a semana, o veterinário também realiza visitas aos finais de semana e feriados, buscando atender casos e necessidades da população regional. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (43) 99651-3220 para agendamentos e informações. The post Veterinário a domicílio em Jardim, Lidianópolis, Lunardelli, Ivaiporã, Arapuã, Ariranha, Cruzmaltina e Borrazópolis appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
“Vereador pode receber vale-alimentação?”. Essa foi a pergunta da Câmara de Vereadores de Jardim Alegre ao Tribunal de Contas do Paraná (TCE). E o Tribunal respondeu que “sim”, vereador pode receber esse auxílio, além do salário regular. O pagamento de auxílio-alimentação é compatível com o regime de subsídio previsto no artigo 39, parágrafo 4º, da […] O post Câmara de Jardim Alegre pergunta, e Tribunal de Contas confirma que vereadores podem receber vale-alimentação apareceu primeiro em Nova Era News.
Operação começou após denúncia em Pouso Alegre; polícia apreendeu drogas, dinheiro e balança de precisão Três pessoas foram presas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas durante uma operação da Rotam realizada na tarde de segunda-feira (22) em Jardim Alegre e Lunardelli. Segundo a Polícia Militar, a ação teve início no distrito de […] O post Rotam prende três suspeitos de tráfico de drogas em Jardim Alegre e Lunardelli apareceu primeiro em Ivan Maldonado Online.
A cidade de Jardim Alegre sediou com grande sucesso o 1º Ivaí Vôlei Cup Masculino, evento que reuniu atletas e equipes de diversas cidades da região em um dia marcado por grandes partidas, integração e valorização do voleibol. A competição foi organizada por Silvano Boro, Professor Leandro e Meire Boro, que agradeceram a participação de todas as equipes e o empenho de todos os envolvidos na realização do torneio. O campeonato contou com a participação de oito equipes, que proporcionaram jogos de alto nível técnico e muito equilíbrio dentro de quadra. Ao final da disputa, a equipe Vikings, de Ivaiporã, conquistou o título de campeã. O vice-campeonato ficou com a equipe Honor, de Mandaguari, enquanto Santa Maria do Oeste garantiu a terceira colocação. Também participaram da competição as equipes Araras, de Araruna, Jandaia do Sul, Corumbataí do Sul, Marilândia do Sul e Calangos, de Apucarana. Segundo os organizadores, todas as equipes demonstraram espírito esportivo, respeito aos adversários e contribuíram para o fortalecimento do voleibol regional, promovendo integração entre atletas e municípios. Os organizadores fizeram agradecimentos especiais à equipe de Jardim Alegre pela estrutura de alimentação oferecida aos participantes, à Secretaria Municipal de Esportes pela parceria e cessão do espaço, além da equipe de arbitragem, que atuou com profissionalismo durante toda a competição. O objetivo do evento foi incentivar a prática esportiva, promover a amizade entre os municípios e proporcionar momentos de lazer e confraternização, deixando a expectativa para novas edições do Ivaí Vôlei Cup. (mais informações https://www.instagram.com/ivaivoleicup/) The post JARDIM ALEGRE – 1º Ivaí Vôlei Cup Masculino reúne equipes da região e fortalece o esporte appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
Um casal escapou ileso após ter o carro alvejado por disparos de arma de fogo na noite de segunda-feira (22), na Rua Jurema, no Jardim Ponta Grossa, em Apucarana. O atirador, que estava em uma Saveiro branca, efetuou os disparos após ser questionado sobre sua presença no local e fugiu em seguida. O Peugeot prata das vítimas ficou com cinco marcas de tiro, e o caso é investigado pela Polícia Civil. O post Atirador em Saveiro alveja carro de casal no Jardim Ponta Grossa apareceu primeiro em Nova Era News.
Um homem foi preso pela Polícia Militar em Apucarana na tarde de segunda-feira (22) após matar o gato da família e ameaçar a própria mãe no Jardim Marissol. O autor, que estava embriagado, revoltou-se porque o celular da mãe estava carregando, jogou o felino contra o chão até a morte e escondeu o corpo em uma mata. Ele foi autuado na 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana. O post Homem embriagado mata gato a pauladas e ameaça a própria mãe em Apucarana apareceu primeiro em Nova Era News.
Uma operação da equipe ROTAM resultou na prisão de três homens por tráfico de drogas nesta segunda-feira (22). A ação iniciou no distrito de Pouso Alegre, em Jardim Alegre, com a apreensão de 50g de maconha, e foi encerrada em Lunardelli, onde outros dois suspeitos foram presos com mais 40g da droga, balança de precisão e dinheiro. O post Operação da ROTAM desarticula esquema de tráfico em Jardim Alegre e Lunardelli apareceu primeiro em Nova Era News.
A tradicional Estância Vaca Branca, em Borrazópolis, sofreu um prejuízo de R$ 2.095,00 após dois homens aplicarem um golpe de hospedagem nesta segunda-feira (22). Os suspeitos utilizaram documentos de identidade falsos para se registrar e fugiram em um Citroën Picasso sem pagar a conta. A Polícia Civil investiga o caso. O post Pousada sofre prejuízo superior a R$ 2 mil após golpe em Borrazópolis apareceu primeiro em Nova Era News.
Dois moradores de Jardim Alegre perderam R$ 11.200,00 após caírem no golpe dos nudes nesta segunda-feira (22). Após a troca de fotos íntimas com uma suposta mulher pela internet, criminosos se passaram pelo pai da jovem e por falsos policiais, exigindo depósitos bancários para não prender a vítima. O caso foi repassado à Polícia Civil. O post Jardim Alegre: Moradores perdem R$ 11,2 mil no golpe dos nudes apareceu primeiro em Nova Era News.
A Polícia Militar de Ivaiporã atendeu a dois chamados na noite de segunda-feira (22). Na Rua Ceará, mãe e filho embriagados discutiram em um bar e precisaram ser contidos por clientes. Pouco depois, na Rua Ponta Porã, uma denúncia de perturbação do sossego mobilizou a equipe por conta de música e gritaria, mas nenhuma irregularidade foi constatada no local. O post Ivaiporã: Confusão em bar e denúncia de som alto mobilizam a PM apareceu primeiro em Nova Era News.
Na segunda-feira, 22/06/2026, a MSBJJ DOJO247 de Faxinal promoveu sua segunda cerimônia de graduação, em uma noite marcada por emoção, reconhecimento e celebração da evolução dos alunos no jiu-jitsu. A MSBJJ tem sua sede principal em Curitiba, localizada na Rua Natal, 1714, bairro Cajuru, Paraná. A academia é referência na formação de atletas e instrutores, sendo liderada pelo Professor Maicon Santana, faixa preta que está à frente do projeto e da metodologia aplicada em todas as unidades. A MSBJJ se destaca pelo trabalho técnico, disciplinar e formativo, atendendo desde crianças até adultos e promovendo valores como respeito, dedicação e superação. A solenidade coroou um fim de semana especial para o instrutor Carlos Bastiani, que no domingo anterior, na sede da MSBJJ em Curitiba, recebeu das mãos do Professor Maicon Santana a faixa marrom de jiu-jitsu. A conquista, segundo Bastiani, representa uma grande realização pessoal e profissional, compartilhada com alegria ao lado de alunos, familiares e toda a equipe envolvida no projeto. Na mesma ocasião, a aluna Rita de Cássia, a “Ritinha”, também foi homenageada ao receber o primeiro grau na faixa branca, reforçando o compromisso da escola com a formação técnica e humana de seus praticantes. Já na segunda-feira, a cerimônia aconteceu em Faxinal, nas instalações da MSBJJ DOJO247, e reuniu diversos alunos que receberam os graus correspondentes às suas faixas. A noite também foi marcada pela troca de faixa dos alunos da turma infantil, com as entregas das faixas cinza com branco, cinza e cinza com preto. O clima foi de alegria e emoção entre todos os presentes, que acompanharam de perto mais uma etapa importante na trajetória dos atletas da academia. A cerimônia reafirmou o compromisso da DOJO247 com o desenvolvimento das crianças, jovens e adultos, além do fortalecimento do jiu-jitsu na região. Após a cerimônia, os alunos já voltam as atenções para as próximas competições, mantendo o foco no treinamento e na evolução dentro do esporte. Para Carlos Bastiani, o evento foi um sucesso e reflete o trabalho contínuo desenvolvido ao longo do ano. O instrutor também aproveitou para convidar toda a comunidade a conhecer a metodologia empregada pela equipe e participar de uma aula experimental, destacando a importância da aproximação entre a academia e a população local. Ao final, Bastiani ressaltou que todo esse trabalho só é possível graças ao apoio de diferentes parceiros. Ele agradeceu ao poder público, às entidades privadas e às parcerias com órgãos de proteção, como o Conselho Tutelar, Polícia Civil e Ministério Público, fundamentais para o desenvolvimento das atividades. O instrutor também fez questão de agradecer ao prefeito de Faxinal Hermes Santa Rosa pelo apoio e incentivo ao esporte, especialmente às modalidades de combate, com destaque para o jiu-jitsu, que vem ganhando cada vez mais adeptos e conquistando espaço junto à população. Bastiani ainda registrou agradecimento à Secretária de Esportes, Karina, pela atenção dedicada ao esporte no município. O Studio de Jiu-Jitsu MSBJJ DOJO247 fica localizado à Rua Vitor Mendes Portela, n° 630, centro, Faxinal, Paraná. (MAIS FOTOS) The post Academia MSBJJ DOJO247 de Faxinal realiza segunda cerimônia de graduação com emoção e conquistas appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
Um homem perdeu R$ 6 mil em um golpe do falso intermediário ao tentar comprar um VW Gol na Rua Guanabara, em Borrazópolis. O golpista enganou comprador e vendedor, fazendo com que a vítima transferisse o dinheiro via TED para uma conta fantasma. O caso foi repassado para a Delegacia de Polícia Civil de Faxinal. O post Borrazópolis: Compra de Gol pelo Marketplace termina em golpe de R$ 6 mil apareceu primeiro em Nova Era News.