publicado hoje às 20:06
O jovem atleta João Pedro Maroneze Stipp, de Ivaiporã, voltou a se destacar no cenário nacional da patinação de velocidade ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade – Etapa Pista, realizado em Brasília (DF), entre os dias 05 e 07 de junho. João Pedro garantiu o segundo lugar na prova dos 200 metros contra o relógio (meta contra meta), uma das mais disputadas da competição. O campeonato reuniu 21 equipes e mais de 170 atletas de diversas regiões do Brasil, elevando ainda mais o valor da conquista do atleta ivaiporaense. Filho de Patrícia Maroneze Stipp e Vanderlei Stipp, João Pedro vem construindo um futuro promissor no esporte. Apesar de praticar a modalidade há pouco mais de um ano, já acumula participações importantes em competições de nível nacional. Segundo a família, este foi o terceiro campeonato brasileiro disputado pelo atleta. No ano passado, ele participou do Troféu Brasil e também alcançou lugar no pódio. Em 2026, competiu na etapa de rua do Campeonato Brasileiro e agora voltou a conquistar medalha na etapa pista, confirmando sua evolução e talento na modalidade. A conquista é motivo de orgulho para Ivaiporã e para toda a região do Vale do Ivaí, demonstrando que dedicação, disciplina e incentivo ao esporte podem gerar resultados expressivos em nível nacional. Familiares, amigos e apoiadores comemoraram o resultado, destacando o empenho do jovem atleta, que segue representando o município em competições cada vez mais importantes no calendário da patinação brasileira. The post IVAIPORÃ – João Pedro Maroneze Stipp conquista medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Patinação appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 19:18
A educação ambiental ganhou reforço prático na rede municipal de ensino de Apucarana. Estudantes participam do plantio de três mudas de árvores frutíferas em cada uma das 60 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município, unindo aprendizado, conscientização ambiental e contato direto com a natureza. A ação começou nesta terça-feira (09/06), na […] O post APUCARANA: Estudantes plantam árvores frutíferas e transformam aprendizado em cuidado com o meio ambiente apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 19:11
Iniciativa leva atividades lúdicas sobre sustentabilidade, cooperação e cidadania para estudantes do município. A Caravana Sicredi & Smurfs passou por Ivaiporã levando uma experiência educativa que combina brincadeiras, conhecimento e reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação reuniu estudantes do município em atividades lúdicas que incentivam atitudes de cooperação, cidadania e cuidado […] O post Ivaiporã fortalece vocação para a educação com a passagem da Caravana Sicredi & Smurfs apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 19:03
As obras de restauração em concreto e terceiras faixas da PRC-487 e PR-460 entre Nova Tebas e Pitanga, no Centro, chegaram 10,7% de execução. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), os principais serviços começaram em março, tendo acumulado um investimento de R$ 28.661.147,67 […] O post Obra de concreto em rodovias entre Nova Tebas e Pitanga avança em terraplenagem apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 18:57
O Governo de Rio Bom, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que estarão com inscrições abertas entre os dias 09 e 15 de junho de 2026. A iniciativa é voltada aos fazedores de cultura do município e tem como objetivo incentivar […] O post RIO BOM: Prefeitura lança editais da Política Nacional Aldir Blanc e fortalece o incentivo à cultura local apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 18:54
A Prefeitura de Rio Bom recebeu mais um importante reforço para a área da saúde. Trata-se de uma nova van 0 km, com capacidade para 11 passageiros, que passará a integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde e será utilizada no transporte de pacientes para consultas, exames e tratamentos realizados em outros municípios. O veículo foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Delegado Jacovós, totalizando um investimento de R$ 232 mil. A conquista representa mais um avanço da administração municipal na busca por melhorias para o atendimento da população. Segundo o prefeito Moisés Andrade, a nova van garantirá mais conforto, segurança e dignidade aos moradores que dependem do transporte público para acesso aos serviços de saúde especializados. “Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais qualidade e dignidade no atendimento à nossa população. Essa nova van vai proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes que precisam se deslocar para consultas, exames e tratamentos, fortalecendo os serviços de saúde do nosso município”, destacou o prefeito. A administração municipal ressalta que a renovação e ampliação da frota são fundamentais para garantir eficiência no atendimento e melhores condições aos usuários do sistema público de saúde, especialmente aqueles que precisam viajar para cidades da região em busca de atendimento médico. Com a chegada do novo veículo, Rio Bom reforça seu compromisso com a saúde pública e segue investindo em ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. The post RIO BOM – Município recebe nova van para fortalecer transporte de pacientes da Saúde appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 18:54
Rio Bom lidera vacinação contra a gripe na região; Borrazópolis, Novo Itacolomi, Bom Sucesso e Marumbi também superam 50% Enquanto a maioria dos municípios da 16ª Regional de Saúde de Apucarana ainda registra baixa cobertura vacinal contra a gripe, cinco cidades de pequeno porte se destacam por já terem imunizado mais da metade do público […] O post Cinco cidades da região do Vale do Ivaí ultrapassam 50% de vacinação contra a gripe apareceu primeiro em Nova Era News.
publicado hoje às 18:20
Família só descobriu a compra após receber ligação informando a entrega do móvel na casa da avó da criança Uma compra inesperada surpreendeu a publicitária Giselle Madeira, moradora de Vila Velha, no Espírito Santo. O filho dela, Matias, de apenas 2 anos, utilizou o celular da mãe e acabou comprando um sofá no valor de […] O post Criança de 2 anos faz compra de sofá de quase R$ 2 mil pelo celular da mãe apareceu primeiro em Ivan Maldonado Online.
publicado hoje às 17:34
O prefeito de Faxinal, Hermes Antonio Santa Rosa, anunciou para a noite desta terça-feira, 09 de junho, uma importante conquista para a comunidade de Faxinalzinho, também conhecida como Nova Altamira. O anúncio será realizado às 19h, no Salão Comunitário do distrito, e marcará o lançamento da construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Em entrevista ao repórter Ronaldo Senes, o Berimbau, da Rádio Nova Era FM, o prefeito destacou a importância da obra para a população local. Segundo ele, poucos distritos conseguem receber investimentos desse porte e Faxinalzinho foi contemplado com um projeto que vai beneficiar 46 crianças. Atualmente, o distrito já atende 37 crianças e não possui lista de espera. Com a nova estrutura, além da ampliação do número de vagas, haverá atendimento em período integral para crianças de até cinco anos de idade. Hoje, o período integral é oferecido apenas para os menores de três anos. Hermes ressaltou que o novo CMEI garantirá mais conforto e qualidade no atendimento, com alimentação adequada, acompanhamento profissional e estrutura apropriada para as crianças. O prefeito lembrou ainda que muitas famílias da comunidade trabalham na atividade agrícola, especialmente nas estufas, tornando fundamental a existência de um espaço seguro e adequado para os filhos. Durante a entrevista, o prefeito também fez questão de reconhecer o apoio recebido do ex-secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Júnior Weiller, que intermediou a conquista do recurso junto ao Governo do Estado. Segundo Hermes, a obra será de 300 metros quadrados com um investimento de quase dois milhões. (1.994.362,02) O prefeito destacou que a nova unidade representa a continuidade do trabalho iniciado em administrações anteriores, que já haviam implantado o atendimento infantil no distrito em um prédio alugado. Agora, a comunidade passará a contar com uma estrutura própria e moderna. Hermes Santa Rosa também aproveitou para defender o reconhecimento aos agentes políticos que ajudam o município a conquistar recursos e obras, independentemente de posicionamentos partidários, afirmando que o desenvolvimento da cidade deve estar acima das disputas políticas. No link de áudio, assista a entrevista. The post FAXINAL – Prefeito Hermes Santa Rosa anuncia construção de CMEI no distrito de Faxinalzinho appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 17:34
Noticiamos com pesar o falecimento da professora e pioneira de Borrazópolis, Elza Pereira dos Santos, aos 77 anos, ocorrido na manhã desta terça-feira, dia 09 de junho de 2026, internada no Hospital da Providência em Apucarana. Elza foi esposa do saudoso Roberto Schimitt, pioneiro muito respeitado na cidade, e deixa os filhos Alex dos Santos […] O post Faleceu em Borrazópolis apioneira Elza Pereira dos Santos apareceu primeiro em Jornal Repórter do Vale.
publicado hoje às 17:28
Estão abertas em Borrazópolis as inscrições para o processo de escolha suplementar de Conselheiro Tutelar, referente ao mandato do quadriênio 2024/2028. O período de inscrição começou no dia 1º de junho e segue até o dia 16 de junho. O processo é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e […] O post Aberta as inscrições para o processo de escolha suplementar de Conselheiro Tutelar de Borrazópolis apareceu primeiro em Jornal Repórter do Vale.
publicado hoje às 17:26
Quem ainda não se vacinou contra a gripe terá uma nova oportunidade neste sábado (13/6) em Apucarana. A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) promoverá uma ação especial de imunização na Vila Regina para ampliar o acesso da população à vacina. O atendimento acontecerá das 8 às 12 horas na UBS Mercedes Silva Moreno e das […] O post Vila Regina terá vacinação contra a gripe durante todo o sábado em Apucarana apareceu primeiro em Jornal Repórter do Vale.
publicado hoje às 17:24
A Avenida Gaturamo Alcaide, no trecho compreendido entre as ruas Papa Taoca do Sul e Tangará, no Residencial Bem Viver Arapongas, já está preparada para receber o clima da Copa do Mundo de 2026. O local ganhou uma decoração temática especial que promete reunir moradores e visitantes para torcer pela Seleção Brasileira durante a competição. […] O post Avenida Gaturamo Alcaide ganha decoração especial e entra no clima da Copa do Mundo 2026 em Arapongas apareceu primeiro em Jornal Repórter do Vale.
publicado hoje às 17:20
Bom Sucesso recebeu nesta quarta-feira, 03 de junho de 2026, a Oficina de Grafite, ação promovida pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental. O encontro atraiu jovens, estudantes e moradores interessados em aprimorar técnicas de arte urbana e explorar o grafite como ferramenta de expressão cultural e transformação […] O post Oficina de grafite agita Bom Sucesso e incentiva juventude apareceu primeiro em Jornal Repórter do Vale.
publicado hoje às 17:18
O município de Lunardelli realiza no próximo dia 16 de junho de 2026 a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá no Salão Paroquial do Santuário de Santa Rita de Cássia e reunirá representantes do poder público, entidades, conselhos e a comunidade para discutir políticas voltadas à proteção e […] O post Lunardelli promove a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no dia 16 de junho apareceu primeiro em Jornal Repórter do Vale.
publicado hoje às 17:03
Operação da Rotam apreendeu maconha, cocaína, balança de precisão e um veículo usado pelos suspeitos Dois suspeitos foram presos por tráfico de drogas na noite de segunda-feira (8), em Lunardelli. A ação da equipe Rotam resultou na apreensão de quase 1,8 quilo de entorpecentes, além de uma balança de precisão e um veículo que, segundo […] O post Apreensão de quase 1,8 kg de drogas em Lunardelli e São João do Ivaí termina com dois presos apareceu primeiro em Ivan Maldonado Online.
publicado hoje às 16:59
Os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande, de Marilândia do Sul, viveram uma experiência diferenciada na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, durante o English Day, realizado na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Apucarana. Ao todo, 30 estudantes participaram da atividade, que teve como objetivo proporcionar uma verdadeira imersão na língua inglesa por meio de dinâmicas, jogos educativos e integração com o ambiente universitário. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o curso de Letras Inglês da UNESPAR e coordenada pela professora Aline Stenzel, contando ainda com a colaboração da professora doutora Francini Percinoto Poliseli Corrêa e do professor pós-doutor Rogério Lobo Sáber. Acadêmicos do 1º ao 4º ano do curso de Letras atuaram como monitores, acompanhando os estudantes durante toda a programação. A recepção aconteceu no Auditório José Berton, onde foi realizada a abertura oficial do evento. Em seguida, os participantes foram divididos em equipes e iniciaram um circuito de atividades temáticas voltadas ao desenvolvimento das habilidades de compreensão, comunicação e vocabulário em inglês. Entre as dinâmicas realizadas estavam o “Running Dictation”, que trabalhou compreensão e reprodução de comandos; o “Four Hints, One Word”, focado em raciocínio e ampliação do vocabulário; o tradicional “Pictionary”, que estimulou criatividade e comunicação visual; além de atividades musicais, utilizando canções como ferramenta de aprendizagem da língua inglesa. Após um momento de confraternização e lanche, os estudantes retornaram ao auditório para a divulgação dos resultados e premiação das equipes que obtiveram melhor desempenho nas atividades propostas. Acompanhando os alunos durante a visita estiveram os professores Giovanna Braz, de Matemática; Kimberly, de Arte e Arte Paranaense; e Valdemir Fernandes, de Língua Inglesa e Portuguesa. A direção do colégio, representada pelo diretor auxiliar Luiz Borges, também participou da organização da atividade, coordenando questões relacionadas ao transporte, autorizações e logística do evento. Segundo a equipe pedagógica, o English Day foi muito mais do que uma visita acadêmica. A experiência permitiu que os alunos utilizassem o idioma em situações práticas, fortalecendo o aprendizado da língua inglesa e aproximando os estudantes do ambiente universitário. A ação está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do Paraná, contribuindo para a formação de jovens mais preparados para os desafios do ensino superior, do mercado de trabalho e da cidadania global. The post Alunos do Colégio Padre Ângelo Casagrande de Marilândia do Sul participam de imersão em inglês na UNESPAR de Apucarana appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 16:46
Estão abertas em Borrazópolis as inscrições para o processo de escolha suplementar de Conselheiro Tutelar, referente ao mandato do quadriênio 2024/2028. O período de inscrição começou no dia 1º de junho e segue até o dia 16 de junho. O processo é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e tem como objetivo selecionar um novo integrante para atuar na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes do município. Os interessados devem realizar a inscrição na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Rua São Paulo, nº 578, na região central da cidade. O atendimento ocorre das 8h às 11h e das 13h às 16h. De acordo com o edital, os candidatos precisam atender aos requisitos legais exigidos para o exercício da função e apresentar a documentação necessária dentro do prazo estabelecido. O CMDCA orienta que os interessados não deixem a inscrição para os últimos dias, evitando contratempos e garantindo tempo hábil para a conferência dos documentos. The post Borrazópolis abre inscrições para o processo de escolha suplementar de Conselheiro Tutelar appeared first on BLOG DO BERIMBAU.
publicado hoje às 16:11
A Polícia Civil do Paraná, por intermédio da Delegacia de Polícia de Jandaia do Sul, concluiu as investigações destinadas a apurar as circunstâncias da morte de uma jovem de 23 anos ocorrida durante evento festivo realizado na cidade de Marumbi, na madrugada do dia 05 de abril de 2026. Logo após os fatos, surgiram informações de que a vítima teria sofrido uma descarga elétrica nas proximidades da estrutura de som instalada no local, hipótese que motivou a instauração de Inquérito Policial e a realização de ampla investigação para o completo esclarecimento do caso. Ao longo dos trabalhos investigativos, foram colhidos depoimentos de testemunhas presenciais, ouvidos os responsáveis pelo estabelecimento e pela estrutura de sonorização do evento, analisadas imagens e vídeos relacionados aos fatos, requisitados documentos administrativos do local e realizados diversos exames periciais pela Polícia Científica do Paraná. As investigações também contaram com a análise do prontuário médico da vítima, exame necroscópico, exame anatomopatológico, exame toxicológico e perícia técnica relacionada ao local dos fatos. Ao final da apuração, a Polícia Civil concluiu que não foram produzidos elementos técnicos suficientes para confirmar que a morte tenha efetivamente decorrido de descarga elétrica. Os exames periciais realizados não permitiram estabelecer, de forma conclusiva, a ocorrência de eletrocussão, tampouco identificar falhas nas instalações elétricas, nos equipamentos utilizados durante o evento ou qualquer irregularidade capaz de estabelecer nexo causal entre a estrutura da festividade e o resultado morte. Durante as diligências, verificou-se ainda que o estabelecimento possuía documentação de funcionamento regular perante os órgãos competentes e que não havia histórico de ocorrências semelhantes envolvendo descargas elétricas no local. A investigação também apurou que a vítima apresentava elevada concentração de álcool etílico no organismo, circunstância constatada por exame toxicológico oficial e considerada relevante para a análise global dos fatos, embora insuficiente, por si só, para determinar a causa da morte. Diante do conjunto probatório reunido, a Polícia Civil concluiu pela inexistência de elementos suficientes para comprovar a materialidade de eventual delito de homicídio culposo ou para atribuir responsabilidade criminal a qualquer pessoa investigada no procedimento. Concluído o Inquérito Policial, os autos foram encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.A Polícia Civil do Paraná reafirma seu compromisso com a apuração técnica, imparcial e rigorosa dos fatos, pautando sua atuação exclusivamente nas provas produzidas ao longo da investigação. The post Conclusão do inquérito descarta descarga elétrica na morte da jovem de Borrazópolis. Fato ocorreu em Marumbi appeared first on BLOG DO BERIMBAU.